Semana INOVA Industria

INOVA

O SENAI de São Caetano do Sul, no período de 09 a 14/04, será o local de reunião para de troca de experiências e conhecimentos sobre inovação no setor industrial. Denominada Semana INOVA Indústria, a parceria entre Senai-SP, Sebrae-SP e Fiesp, terá por objetivo discutir maneiras de fomentar a inovação na cadeia produtiva. 

 

Algumas atividades serão abertas ao público geral gratuitamente, tais como a Exposição do E-cub, carro sustentável construído por alunos do Senai-SP e a Escola Móvel de Nanotecnologia do Senai-SP, onde o visitante poderá descobrir as particularidades da Nanociência, cada vez mais presente no dia a dia. Também haverá exposição de produtos desenvolvidos pelo Instituto Senai de Tecnologia com foco voltado à quarta revolução industrial “Indústria 4.0” , além de um Ciclo de Palestras voltado a discussão de temas relacionados à inovação e tecnologia, o Workshop de Metodologia DIP – Desenvolvimento Integrado de Projetos (para empresários) e o Desafio de Ideias, no qual os visitantes poderão acompanhar o desenvolvimento de soluções de problemas reais de duas grandes indústrias, por alunos e professores do SENAI-SP. Em resumo, seguem as descrições das atividades: 

 

1) Desafio de Ideias – atividade relacionada ao conceito de inovação aberta, na qual estudantes do SENAI-SP, são desafiados por grandes empresas do setor produtivo a criar soluções inovadoras para um problema real proposto. As melhores soluções são premiadas e entregues às empresas que propõem os desafios.

 

2) Ideathon – atividade realizada pelo Comitê Acelera da FIESP na qual, empresários participantes, por meio da metodologia de desenvolvimento de produto comprimida, no período de um dia, desenvolvem uma ideia e a transformam em um plano de negócio para atrair investidores.

 

3) Workshop de Metodologia DIP – atividade realizada por profissionais do SENAI-SP, voltada a comunidade empresarial e empreendedores, cujo objetivo é desenvolver competências relativas ao Processo de Desenvolvimento Integrado de Produto – DIP atendendo as boas práticas de concepção de soluções produto-serviço inovadoras e sustentáveis.

 

4) Ciclo de palestras – durante a semana ocorrerão diversas palestras ministradas por empresas parceiras do SENAI-SP com o objetivo de discutir temas ligados à áreas técnicas e inovação.

 

5) E.cub – O carro elétrico desenvolvido por alunos do Senai-SP foi o grande campeão da categoria Desafio por Equipes da Olimpíada do Conhecimento 2016. Projetado para se locomover com energia elétrica, tem autonomia para rodar 30 quilômetros com a mesma carga e atinge a velocidade de 45 quilômetros por hora. Para ser leve e resistente, o chassi é de alumínio e a carroceria utiliza fibra de carbono. Mais do que ter um design futurista, o E.cub é sustentável, possuindo, entre outros atributos, um gerador eólico, que capta o ar nas aberturas do para-choque e fornece energia para a Central Multimídia.

 

5) Nanomundo – Para popularizar os conceitos de nanotecnologia e suas implicações para a vida moderna, o Senai-SP criou a Escola Móvel de Nanotecnologia, com unidades que percorrem todo o estado de São Paulo e atendem alunos do Sesi-SP, do Senai-SP e da comunidade. Projetada e construída com avanços laterais duplos e automáticos, possui também, infraestrutura de hardware e software que promovem interação entre o público e os materiais informativos durante os cursos e as visitações.

 

Confira a programação completa e inscreva-se no link:  https://lnkd.in/dAzYD9H.

16/11/2018
A ABTT apoia o evento SENAI MIX DESIGN do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção do SENAI-SP
10/10/2018
Inauguração Unidade SENAI Paraíba e IST Têxtil e Confecção
10/10/2018
Encontro Técnico entre ABTT e Senai Cetiqt
® abtt.org.br 2018
Made with and by