ABTT - Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda - abtt@abtt.org.br                

  :: Inicial
  :: ABTT Nacional
  :: Diretoria
  :: Associados
  :: Núcleos Regionais
  :: Eventos
  :: Congresso
  :: Boletim
  :: Notícias
  :: Bolsa de Empregos
  :: Oportunidades
  :: Galeria de Fotos
  :: Artigos Técnicos
  :: Anais dos Congressos
  :: Revistas
  :: Estatuto
  :: Links
  :: Contato
                               Núcleo RJ
  

EVENTO DA ABTT EM PETRÓPOLIS

 DATA: 13 DE JUNHO DE 2007, LOCAL: AUDITÓRIO DO SENAI – BINGEN


ABERTURA: 

            A ABERTURA FOI FEITA PELO PRESIDENTE DO NÚCLEO GERALDO LUIZ QUE SALIENTOU A IMPORTÂNCIA DESTES EVENTOS, AGRADECENDO AOS PATROCINADORES:

“RESINAC,  WERNER TEXTIL, CBA – MINERVA, SENAI – MODA, SENAI – CETIQ” 

O PRESIDENTE DO CONSELHO CONSULTIVO, JULIO CAETANO BARBOSA HORTA SOBRINHO,  FEZ UMA HOMENAGEM PÓSTUMA AO PROF. RENATO CARDOSO VIEIRA, QUE DEDICOU TODA A SUA VIDA PROFISSIONAL COMO PROFESSOR E DIRETOR DO CETIQT. 

O PRESIDENTE DA ABTT RIO DE JANEIRO, GERALDO AGRADECEU A PRESENÇA DE TODOS AO EVENTO DANDO INICIO AOS TRABALHOS. 

O PROF. WAUMY CORRÊA DA SILVA, SECRETÁRIO DA ABTT NACIONAL, REPRESENTANDO A DIRETORIA DA ABTT, TAMBÉM DEU AS BOAS VINDAS AOS PARTICIPANTES. 

MANHà  -   PALESTRAS: 

A PRIMEIRA PALESTRA FOI REALIZADA PELO PROF. GUIDO CONRADO, ABORDANDO O TEMA “ PRODUZO MUNDOS, VISTO POESIA. A ROUPA COMO HORIZONTE POÉTICO E INSTÂNCIA DO HABITAR”. FOI UMA PALESTRA MUITO INTERESSANTE FALANDO DA FILOSOFIA DO VESTIR ATINGINDO O PÚBLICO ALVO COMPOSTO NA SUA MAIORIA DE PESSOAS LIGADAS A MODA E A FACULDADE DE ESTILISMO. 

A SEGUNDA PALESTRA FOI REALIZADA PELO PROF. FLAVIO SABRA, COM O TEMA “LEVANTAMENTO ANTROPOMÉTRICO E A FACULDADE DE MODELAGEM”. UMA PALESTRA TÉCNICA SE CARACTERIZANDO, POR MODELOS ESTATÍSTICOS DAS MEDIÇÕES ANTROPOMÉTRICAS, VISANDO A DETERMINAÇÃO DA MODELAGEM PARA OS PADRÕES BRASILEIROS. 

            EM SEGUIDA TIVEMOS A PALESTRA DO SR. RONALDO DI LASCIO DA RESITEX, ABORDANDO O TEMA “ A PASTA TOQUE ZERO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO”. MOSTROU A NOVA TECNOLOGIA DE PASTA DE ESTAMPARIA, OBTENDO-SE RESULTADOS NA ESTAMPA DE UM EXCELENTE TOQUE UTILIZANDO-SE QUALQUER SUBSTRATO. 

            A WERNER UMA DAS EMPRESAS PATROCINADORAS APRESENTOU UM VIDEO INSTITUCIONAL DA SUA EMPRESA.

ALMOÇO: 

            O ALMOÇO REALIZADO NO RESTAURANTE DO SENAI, E PATROCINADO PELA WERNER

TARDE  -  PALESTRAS: 

A SEGUNDA PARTE DAS PALESTRAS FOI INICIADA PELO ENG. ADELGÍCIO LEITE DO “INMETRO” APRESENTANDO O TEMA “ LEI DAS ETIQUETAS NO MERCOSUL”. ESCLARECENDO AS DÚVIDAS SOBRE A APLICAÇÃO DAS ETIQUETAS E COMO OBTER APOIO JUNTO AO “INMETRO”. COMO SEMPRE UM TEMA ALTAMENTE INTERESSANTE E OBJETIVO. 

A SEGUIR TIVEMOS A PALESTRA DAS ESTILISTAS JOANA DÁRC FERDER E CARLA FREITAS DO   SENAI     “SENAI – MODA” , MOSTRANDO COMO FUNCIONA O SENAI MODA SEUS OBJETIVOS E ATIVIDADES. 

REUNIÃO DO NÚCLEO: 

            ANTES DO ENCERRAMENTO, SOLICITAMOS AOS PRESENTES UMA AVALIAÇÃO DO SEMINÁRIO. A AVALIAÇÃO FOI ALTAMENTE POSITIVA, PRINCIPALMENTE NAS PALESTRAS RELACIONADAS A MODA, UMA VEZ QUE A GRANDE MAIORIA DOS PRESENTES ERA COMPOSTA DE PESSOAS LIGADAS A CONFECÇÃO E ALUNOS DE MODA.

 

            SUGERIRAM PARA OS PRÓXIMOS EVENTOS A INCLUSÃO DE PALESTRAS QUE DÊEM UM ENFOQUE NAS CARACTERÍSTICAS E UTILIZAÇÃO DAS FIBRAS, NA APLICAÇÃO DE TECIDOS, PALESTRAS SOBRE ALGODÃO COLORIDO/ECOLÓGICO, QUE SE CRIASSE UM FÓRUM DE APLICAÇÕES DE FIBRAS, SUAS PROPRIEDADES, ESCLARECIMENTO AO CONSUMIDOR E TENDÊNCIAS  (JÉRSEI SUBSTITUINDO O VISCOLYCRA), UMA POSSÍVEL PALESTRA SOBRE FIBRAS NA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PARA OS ALUNOS DO CURSO DE MODA,  QUE A ABTT SE COMPROMETEU A BUSCAR E PROGRAMAR. 

ANÁLISE DO EVENTO 

            OS RESULTADOS DO EVENTO FORAM ALTAMENTE POSITIVOS E MUITO ELOGIADOS PELOS PRESENTES, SABEMOS QUANTO É IMPORTANTE ESTES EVENTOS PARA PESSOAS QUE MUITAS VEZES TÊM DIFICULDADES DE ACESSO AS INFORMAÇÕES MAIS RECENTES. AGRADECEMOS MAIS UMA VEZ AOS PATROCINADORES, AO SENAI DE PETRÓPOLIS QUE GENTILMENTE CEDEU A CASA À ABTT E AOS PRESENTES. QUE NOS PRESTIGIARAM.

ATÉ UMA PRÓXIMA OPORTUNIDADE!

       
ABERTURA Aline Pelle
EXPOSIÇÃO SOBRE A WERNER TECIDOS
     
CBA
PATROCINADORA DO EVENTO
Flávio Sabrá
LEVANTAMENTO ANTOPOMÉTRICO E A FACULDADE DE MODELAGEM
       
Guido Conrado
PRODUZO MUNDOS VISTO POESIA
Joana Darc e Carla Freitas
 APRESENTAÇÃO DO SENAI MODA
    
Leite
REGULAMENTAÇÃO DAS ETIQUETAS E O MERCOSUL
Resitex
PATROCINADORA DO EVENTO
    
Ronaldo Di Lascio
APLICAÇÃO DA PASTA TOQUE ZERO
Werner
PATROCINADORA DO EVENTO
    
PLATÉIA PLATÉIA

           

I SIMPÓSIO DE TECNOLOGIA TÊXTIL

No dia 17 de agosto de 2004 a ABTT realizou no Centro de Treinamento da Nova América S/A o I SIMPÓSIO DE TECNOLOGIA TÊXTIL.

Este evento reuniu 94 participantes dentre funcionários da Nova América e das empresas ARP, Crown,  Linifício Leslie, Citycol, Santa Helena, Planep e CETIQT. 

Contamos com a colaboração das empresas TIQ, RESINAC, Teia Consultores Associados,  TSUDAKOMA,  MARUBENI,  SENAI-CETIQT E SIEGLING DO BRASIL.

 

A seguir o registro fotográfico do evento: 

José Manoel Gonçalves, diretor industrial da NOVA AMÉRICA S/A dando as boas vindas aos participantes. Danielle Guimarães do SENAI-CETIQT,  palestra “Influência da mão-de-obra na qualidade do processo de urdimento”
   

Antônio Augusto da TIQ, palestra “O efeito da ISO 9000 na TIQ” Júlio Caetano, Mr. Nishida da Marubeni,  Mr. Takehara da Tsudakoma, palestra “Máquinas Modernas de Fiação e Tecelagem”
   
Luíz Alberto Rodrigues da Teia Consultores Associados, palestra  “O fator humano na garantia da qualidade” Lalo da RESINAC, palestra “A nova tecnologia em enobrecimento têxtil”
   

Isaura Lopes Ferreira do CETIQT, palestra “Ensaios laboratoriais como ferramente para a qualidade” Marcos Secomandi da RESINAC, palestra “Clarificação de águas por método físico-químico. Aplicação e atuação dos coagulantes”
   
Jorge Mitrano da SIEGLING,  palestra “Noções de aplicação de correias planas na indústria têxtil” Luiz Fernando Junqueira Borges, diretor presidente a NOVA AMÉRICA S/A agradecendo a presença de todos os participantes.
   

Diretorias da ABTT e da NOVA AMÉRICA S/A : José Manoel Gonçalves (Dir. Ind. NOVA AMÉRICA), Ataíde Pereira (Vice-pres. ABTT RJ-ES), Luis Fernando Junqueira Borges (Pres. NOVA AMÉRICA), Júlio Caetano (conselho consultivo ABTT), Luiz Alberto Rodrigues (Pres. ABTT Nacional) e Geraldo Luiz da Silva Reis (Pres. ABTT RJ-ES) platéia da Sala 1
   

coffee-breake coffee-breake
   
coffee-breake platéia do Auditório

A ABTT agradece a presença de todos e a colaboração dos parceiros e se coloca à disposição para promover este evento em outras empresas do núcleo.

MOMENTOS 1

 
No dia 18 de junho o Núcleo RJ-ES realizou no Senai - CETIQT mais um evento que foi um sucesso ! 
 
A mesa diretora dos trabalhos foi formada por :   Prof. Alexandre Figueira Rodrigues - Diretor Geral do CETIQT, Sr. Luiz Alberto Rodrigues - Presidente Nacional da ABTT,  Prof. Iéris Ramalho Cortes - Presidente do XXI CNTT, Sr. João Luiz Martins Pereira - Secretário Geral e Diretor de Eventos da ABTT Nacional  e Sr. Geraldo Luiz da Silva Reis - Presidente do Núcleo RJ-ES da ABTT.
 
O presidente do Núcleo RJ-ES, Geraldo Luiz, abriu os trabalhos fazendo um agradecimento a todos os que tem colaborado para o funcionamento da ABTT no RJ e ES:
 
"Quero agradecer a colaboração dos DIRETORES do Núcleo, à diretoria da NOVA AMERICA S/A, ao JULIO CAETANO e INGO SCHYMURA que estiveram conosco em todos os eventos. Ao meu vice ATAÍDE PEREIRA, aos parceiros ADELGÍCIO LEITE do INMETRO e DOMÊNICO CAPUTO da FIRJAN, ao JOÃO LUIZ da Secretaria Geral, ao LUIZ ALBERTO  nosso Presidente, ao CARLOS FELICIANO do NURESUL, ao PROF. ALEXANDRE que colocou esta casa à nossa disposição e ao RICADRO LUNA que tem sido um facilitador. Estas pessoas fizeram o núcleo ressurgir!"
 
A seguir o Presidente do Núcleo relatou como tem sido a atuação no RJ-ES: "Fundamentamos a nossa gestão em 3 estratégias:
  1. trazer o técnico têxtil para a Associação - iniciamos o recadastramento dos técnicos do Núcleo. Saimos em busca do técnico perdido! Temos 105 profissionais cadastrados.
  2. promover a integração regional - iniciamos uma parceria com a FIRJAN e o INMETRO e fabricantes de etiquetas para realizarmos palestras sobre o novo Regulamento Técnico das Etiquetas, assunto tão importante e discutido em cada evento realizado. Iniciamos aqui no CETIQT, depois fizemos em Nova Friburgo, Caxias e na Tijuca. Esta palestra também foi levada a Blumenau e Jaraguá do Sul -SC pelo colega Carlos Feliciano, presidente do Nuresul da ABTT e terca-feira dia 22.06 será em Petrópolis, depois em Itaperuna, Valença Volta Redonda e Vilha Velha no ES.
  3. promover a integração global - estamos inseridos na aldeia global através da nossa página na internet, divulgamos os acontecimentos deste núcleo e ali o nosso associado tem meios de se comunicar com colegas deste Brasil afora e manter relacionamentos. promovemos o Convênio ABTT-CETIQT, a discussão ALCA-FTAA, estivemos presentes na III CITTC, dentre outras.
" Acreditamos ter contribuído para o engrandecimento da ABTT de todos nós ! "
 
Após proferir estas palavras o Presidente do Núcleo iniciou os trabalhos seguintes: 
  • Foi formalizado convite ao Professor Alexandre, como um dos ilustres homenageados no Congresso com o troféu Reis Magos.  O Prof. Alexandre se sentiu muito honrado com o prêmio e disse que de todos os que ele já recebeu este tem grande significado porque trata-se de uma homenagem vinda de uma associação na qual ele tem orgulho de fazer parte.
  • O XXI CNTT foi apresentado aos convidados pelo Prof. Iéris - Presidente do Congresso e pelo João Luiz - Diretor de Eventos que fizeram ampla explanação sobre o acontecimento e toda a estrutura montada para receber palestrantes e congressistas.
  • Foi realizada a eleição para a nova gestão do núcleo para o biênio 2004-2006 na qual foi por aclamação, reeleita a chapa atual, presidida por Geraldo Luiz da Silva Reis.
  • Logo a seguir foi apresentada a palestra "Novas correias de aramida e poliester para a indústria têxtil"  pelo colega associado  Morize Bevilacqua de Oliveira , gerente da empresa multinacional SIEGLING.
  • Finalizando foi servido um excelente coquetel para os participantes,  patrocinado pela SIEGLING, momento de descontração entre os participantes.
Luiz Alberto Rodrigues, sendo recebido pelo prof. Ricardo Luna do Cetiqt , juntamente com Waumy Correa, Ingo Schymura e Julio Caetano. Ingo , Luiz Alberto e Geraldo Luiz
   
João Luiz , Luna, Ingo, Waumy e Julio.
O palestrante Morize Bevilacqua de Oliveira com Waumy Correa, um dos fundadores da ABTT.
   
Geraldo, João Luiz, Julio, Prof. Daniel, Luiz Alberto, Luna, Prof. Alexandre Figueira Rodrigues - Diretor Geral do Cetiqt e Prof. Iéris Ramalho Cortês, Presidente do XXI CNTT. Associados do núcleo  prestigiando o evento.
   
 Platéia recebendo o 2o. folder do XXI CNTT
Morize e Geraldo
   
Geraldo, João Luiz e Morize Geraldo, Morize e Ingo
   
Mesa sendo formada, Geraldo, João Luiz, Luiz Alberto, Prof. Alexandre, Prof. Iéris. João Luiz, Luiz Alberto e Prof. Alexandre
   
O palestrante Morize, associado antigo da ABTT, já presidiu o núcleo RJ Iniciando a palestra, mostrando a estrutura do grupo Siegling
   
 
Waumy, Adelgício Leite (INMETRO), Ingo, Geraldo e Julio.  
 

MOMENTOS 2

  
Duque de Caxias
Adélgico Leite palestrando
Duque de Caxias
Público, Ingo, Julio e Ataíde (VP)
   
Duque de Caxias
Coquetel: Ingo, Leite e Júlio
Friburgo
Leite
   
Friburgo
Júlio, Alice (Firtan), Leite (INMETRO),
José Roberto e Gerald Lima (ABTT RJ-ES)
Friburgo
Público
   
Tijuca
Público, Leite e Júlio
Tijuca
Júlio
   
Tijuca
Domênico Capret
Tijuca
Leite (INMETRO)
   

No dia 25 de abril realizamos uma palestra no CETIQT sobre a nova lei das etiquetas intitulada “A Resolução CONMETRO – Mercosul” sob o patrocínio de RESINAC e CBA. 

A coordenação do evento ficou a cargo do presidente deste núcleo, Geraldo Luiz da Silva Reis, que pode ser visto na última foto, ao lado da diretora do núcleo Maria Rosimar Silva Pedrosa , e da técnica em estilismo e moda Elis Regina Zabotte.

A palestra foi proferia pelos Srs. Leite e Wanderley do INMETRO que mostraram “o quê”, “porque” e “como” etiquetar produtos têxteis e confeccionados. Foram distribuídas cartilhas educativas sobre o tema. 

Estiveram presentes cerca de 50 participantes entre confeccionistas, lojistas, tecelagens, fabricantes de etiquetas além de estilistas e afins. 

Marcaram presença também prestigiando o evento, o presidente do Conselho Consultivo da ABTT, Julio Caetano Horta Barbosa Cardoso e o colega Ingo Joachim Schymura , presidente do núcleo e membro da diretoria nacional por várias gestões.

Estamos programando para setembro uma nova edição desta palestra antes do fim do prazo legal para regularização das etiquetas que é 12 de outubro. 

Se você quiser ficar informado sobre mais novidades do núcleo e da ABTT Nacional, como cursos, palestras, visitas técnicas, congressos, convênios, etc.., cadastre-se para receber nosso boletim clicando aqui.....